sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Doente em coma consegue contactar com os médicos

Um homem que estava em estado vegetativo desde há cinco anos conseguiu comunicar e responder “sim” e “não” usando unicamente a sua mente, revela um estudo no qual participaram investigadores da Universidade de Lieja, na Bélgica, e Cambridge, no Reino Unido. O resultado foi publicado no New England Journal of Medicine.
A equipa de investigadores desenvolveu um novo método que permite a pacientes incapazes de se mexerem ou falar, comunicarem com o mundo exterior por meio de novas tecnologias de scanner cerebral.
Em 2003, o homem de 29 anos, cuja identidade não foi revelada, sobreviveu a um grave acidente de trânsito mas ficou sem se poder mexer ou falar, num estado considerado vegetativo. A sua actividade cerebral foi examinada graças à técnica de Imagem por Ressonância Magnética Funcional (IRMF), enquanto respondia a questões simples como: “O nome do seu pai é Thomas?”. Os investigadores conseguiram perceber que eram activadas as mesmas áreas do cérebro que no indivíduo saudável.
"Ficamos chocados quando vimos os resultados do paciente. Ele era capaz de responder correctamente às nossas perguntas, que eram logo descodificadas pelo sistema IRMF", explicou Adrian Owen, professor de neurologia da Universidade de Cambridge.
Entretanto, a experiência foi realizada em mais 23 pacientes em coma, dos quais quatro deram sinais de consciência. “Pessoas aparentemente em coma poderiam responder sobre a sua dor”, salientou a neurologista belga Audrey Vanhaudenhuyse, mas alerta para o facto de nem todos os pacientes em estado vegetativo terem actividade cerebral.
Recorde-se que há dois meses foi noticiada a história de Rom Houben, um belga vítima de um acidente de carro que os médicos acreditavam estar em estado de coma durante 23 anos, mas que mais tarde se veio a provar que durante todos esses anos tinha plena consciência do que acontecia ao seu redor.
Fonte: Jornal "I"

Ver também:
Doente em estado vegetativo comunica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Freud e a Psicanálise

Freud e a Psicanálise de Paulo Gomes