terça-feira, 5 de outubro de 2010

Agora o telemóvel já identifica emoções


Escusa de disfarçar. Agora o telemóvel já identifica emoções


As possibilidades de utilização de um telemóvel são agora quase infinitas. Um novo sistema chamado Emotion Sense” utiliza o sistema de gravação para analisar a mensagem passada pelo utilizador. Captada a mensagem, esta é comparada com a biblioteca de expressões, que representam diferentes tipos de emoções. A partir daí, as amostras são agrupadas em cinco categorias mais amplas como “Felicidade”, “Tristeza”, “Medo”, “Ira” e “Emoções neutras”, como o aborrecimento e a passividade.
Os dados podem ser inseridos no GPS do telemóvel e, utilizando o bluetooth, pode ser identificadas as pessoas com quem está o utilizador na altura da gravação.
Os primeiros resultados da investigação mostram que a tecnologia pode ajudar os psicólogos a perceber quais são os momentos altos e baixos dos pacientes, e se estes estão relacionados com locais ou pessoas específicas.
“Com o tempo, esta nova tecnologia pode ter um enorme impacto na forma como se estuda o comportamento humano”, explica a directora da investigação, Cecilia Mascolo, da Universidade de Cambridge. Os dados estão a ser trabalhados para não serem transmitidos, protegendo a privacidade do utilizador.
Segundo um estudo piloto, a categoria “Feliz” é mais evidente quando o utilizador está em casa, mas nos locais de trabalho a categoria “Triste” é a que sobressai.
Os investigadores conseguiram mostrar que os utilizadores mostram emoções mais intensas durante a tarde e que as pessoas tendem a expressar mais emoções em grupos pequenos, do que quando estão num grupo maior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails